Candidato da esquerda foi o mais votado do País nos últimos 70 anos
Da Redação "Caros Amigos"
O candidato Tabaré Vázquez, do partido de situação Frente Ampla (FA), foi eleito o novo presidente do Uruguai no segundo turno das eleições, que ocorreu neste domingo (30). Segundo dados da Comissão Eleitoral uruguaia, Vázquez obteve 1 milhão, 226 mil e 105 votos (53,6%), do total de 2 milhões, 321 mil e 230 votos contabilizados. O resultado é expressivo e faz com que o candidato seja o mais votado do país em 70 anos. Seu adversário, do tradicional Partido Nacional, o conservador Luis Lacalle Pou, recebeu 939 mil e 74 votos (41,4%).
Companheiro de partido do atual presidente, José "Pepe" Mujica, Vázquez já havia sido eleito presidente em 2005, quando colocou pela primeira vez o FA na presidência. Os mandatos presidenciais no Uruguai são de 5 anos sem reeleição. Somando as vitórias do partido desde as eleições de 2004, o FA irá completar 20 anos à frente do cargo em 2010. Nas eleições legislativas, Mujica garantiu um novo mandato como senador.
Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro; da Argentina, Cristina Kirchner, e de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, usaram seus perfis no Twitter para parabenizar o candidato eleito pela vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário