quarta-feira, 14 de setembro de 2011

33º BATEPAPO CULTURAL

“Vocacional: uma aventura humana”
por Esméria Rovai e Joana Neves


- Dia 19 de setembro, segunda-feira, às 19h, na UNESP (Anfiteatro 2, em frente à Biblioteca) -

O Ensino Vocacional foi um modelo que vigorou no estado de São Paulo de 1961 a 1969. Até 1968, foram instaladas seis unidades em todo Estado: São Paulo, Americana, Batatais, Rio Claro, Barretos e São Caetano do Sul. Com o golpe militar de 1964 e a implantação da ditadura, o sistema vocacional foi extinto sob a alegação de ter uma “pedagogia esquerdista e uma ideologia nefasta à formação da juventude brasileira”.

O evento contará com a participação de Esméria Rovai e Joana Neves, professoras que atuaram nos Ginásios Vocacionais e ainda hoje se dedicam ao estudo e desenvolvimento de projetos relacionados ao tema. Além disso, estarão presentes outros membros da GVive - Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Vocacional.

Durante o Batepapo Cultural será exibido o documentário que estreou este ano no 16º Festival Internacional de Documentários "É tudo verdade", intitulado “Vocacional, uma Aventura Humana”, de Toni Venturi: http://www.youtube.com/watch?v=gO-y-kwYhfE Ele próprio, diretor do filme, foi aluno na Unidade de São Paulo.

Ao final do evento, haverá a apresentação do documentário produzido pelo Portal Memória Vivam, do Arquivo de Rio Claro, a partir de gravações do GVive com a Professora Edneth Ferrite Sanches, que foi orientadora educacional do Ginásio Vocacional de Americana e, posteriormente, diretora do Ginásio Vocacional Chanceler Raul Fernandes, de 1967 a 1969. Edneth faleceu em maio deste ano, deixando importante contribuição para o registro da memória sobre os Ginásios Vocacionais.

Sobre as convidadas:

Esméria Rovai é Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1996. Participou da experiência do Ensino Vocacional desde seu inicio em 1961, com o curso de treinamento, até o final, em 1969, atuando nas unidades de Batatais e de São Paulo. Hoje, Professora do Programa de Pós – graduação do Centro Paula Souza – Ceeteps e Diretora da Área de Educação e Pesquisa da GVive ( 2008/2012) na coordenação do projeto “Experiência dos Ginásios Vocacionais – Desdobramentos para Atualidade -2009/2012. É autora de diversas publicações sobre o tema.

Joana Neves possui Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP. É Professora de História do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (aposentada) e Doutora em História Social – DH/FFLCH/USP – com a tese: Ensino Público Vocacional de São Paulo: renovação educacional como desafio político – 1961-1970. Ex-professora do Ginásio Estadual Vocacional “Embaixador Macedo Soares” – Barretos/SP; Ex-professora do Colégio Estadual Vocacional “Oswaldo Aranha” – São Paulo/SP. É autora de diversas publicações sobre o tema e de artigos sobre o ensino de história e integrante do Projeto Educação Renovada do Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP, e é integrante da equipe da Área de Educação e Pesquisa da GVive no projeto “Experiência dos Ginásios Vocacionais – Desdobramentos para Atualidade” 2010/2012.


O 33º Batepapo Cultural será no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 19h, no Anfiteatro 2, em frente à Biblioteca da UNESP – Av. 24-A, nº 1515, Bela Vista.


A mediação será feita pelo Prof. Romualdo Dias da UNESP - Rio Claro. Será fornecido certificado.


Maiores informações no site www.aphrioclaro.sp.gov.br

Nenhum comentário: